Estaca Santa Maria realiza 1º Dia da Descoberta Familiar









No sábado, dia 25 de abril, a Estaca Santa Maria, no interior do RS, realizou a Feira de História da Família e Genealogia, evento totalmente gratuito e aberto ao público em geral da cidade de Santa Maria e imediações com mais de 100 participantes. O 1º Dia da Descoberta Familiar proporcionou um aprendizado sobre as famílias, como obter ajuda para criar suas próprias árvores genealógicas e conseguir dados sobre seus antepassados.







Para a irmã Celita Celestino, que realiza pesquisa genealógica há 18 anos, o amor faz com o que serviço avance. “Quando comecei não sentia nada, mas agora quando encontro algum nome e penso nessa pessoa é com muito apreço. Sei que quando a encontrar, vou reconhecê-la”, comentou.
Entre as estantes disponibilizadas para que as famílias convidadas expusessem seus bens, objetos, álbuns e recordações, estava uma orientada pela jovem Letícia Nunes, de 9 anos. “Gosto de mostrar minha família para todos, nunca ia poder saber algo sem pesquisar e vim aqui mostrar o quanto gosto dos meus avós”, explicou a jovem.
O evento foi aberto para toda a comunidade. O curso de graduação em arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria também prestigiou o evento. Para a professora do curso, Fernanda Killing Pedrazzi, é com as trocas que a história avança, não somente por fotos, mas por documentos e outros registros. O Centro de Pesquisas Genealógicas da cidade de Nova Palma também integrou o 1º Dia da Descoberta Familiar. Um dos responsáveis pelo evento, irmão João Teixeira, disse acreditar que a história do mundo se faz a partir de micro histórias, das pequenas genealogias das pessoas.
Na ocasião também foram distribuídos panfletos e os presentes tiveram a oportunidade de iniciarem suas pesquisas familiares e experimentarem as ferramentas de pesquisa no laboratório de computadores disponível no local.




























Camilla Milder Costa

Diretora Voluntária de Assuntos Públicos em Santa Maria
Estaca Santa Maria

Comentários