Nosso Caminho para a Autossuficiência Espiritual e Material

Há grandes necessidades entre nós. Uma pesquisa recente entre os membros em diversos países mostrou que uma preocupação constante para muitos é ter alimento suficiente para si e seus filhos. Para enfrentarmos os desafios da vida, precisamos fortalecer nossa fé e confiança no Senhor.
O Salvador convida todos nós a agir, sendo independentes e a tornar-nos como Ele é. Ele vai nos ajudar. Ele nos prometeu: “É meu propósito suprir a meus santos, pois todas as coisas são minhas. Mas é necessário que seja feito a meu modo” (D&C 104:15–16). O Seu modo inclui aprender e viver os princípios da autossuficiência.
Exercer fé que o Senhor vai ajudar os que confiam Nele.
O Salvador Pode Me Ajudar a Me Tornar Autossuficiente
Se exercermos fé em Jesus Cristo, Ele pode realizar milagres. Ele pode fazer com que nosso esforço tenha melhores resultados do que teria se o fizéssemos sozinhos.
► Pondere: O que significa dizer que Jesus Cristo é “poderoso para salvar” (2 Néfi 31:19) no tocante ao desemprego, à falta de habilidades, às dívidas de consumo, às dependências ou a qualquer outra dificuldade de ordem material que o impeça de ser autossuficiente?
Princípios de Autossuficiência
Aceitar e viver os seguintes princípios o ajudará a receber as bênçãos espirituais e materiais prometidas pelo Senhor.
1. Exercer Fé em Jesus Cristo.O Senhor tem todo o poder. Ele pode e vai conceder Sua imensa e terna misericórdia aos que confiam Nele em todas as coisas.
► Pondere: Como minha fé em Jesus Cristo afeta minha autossuficiência espiritual e material?
► Ler: 1 Néfi 9:6Morôni 7:33Doutrina e Convênios 29:34; Marcos 9:23–27; I Reis 17
2. Ser Obediente.A obediência às leis e aos princípios de Deus conduz a bênçãos espirituais e materiais.  
► Pondere: Será que obedeço aos sussurros do Espírito Santo tanto nos assuntos materiais como nos espirituais? Será que algum tipo de desobediência está me impedindo de receber bênçãos?
O Salvador convida todos nós a agir, sendo independentes e a tornar-nos como Ele é. Ele vai nos ajudar.
3. Agir. A responsabilidade pessoal e a ação determinam as bênçãos.
► Pondere: Por que o Pai Celestial deseja que eu assuma a responsabilidade por minha vida? Estou agindo ou recebendo a ação?
► Ler: 2 Néfi 2:16, 261 Néfi 3:7Helamã 14:30; D. Todd Christofferson, “Livres para Sempre, para Agirem por Si Mesmos”, A Liahona, novembro de 2014, p. 16: “Deus não vai agir para que nos tornemos alguém em quem não escolhemos, por nossas ações, nos tornar”. (17)
4. Servir e ser unidos. O serviço e a união edificam Sião — essa é a maneira do Senhor.
► Pondere: O que significa “ser um”? O que isso tem a ver com tornar-se autossuficiente? A quem eu servi na semana que passou? A quem posso servir esta semana?
► Ler: Moisés 7:18Doutrina e Convênios 104:15–1738:27;82:17–19; Jeffrey R. Holland, “Não Somos Todos Mendigos?” A Liahona, novembro de 2014, p. 40: “Ricos ou pobres, temos de ‘fazer o que pudermos’ pelos necessitados” (41).
Promessas Proféticas
A Primeira Presidência convida você a estudar e aplicar esses princípios de autossuficiência e ensiná-los a seus familiares.
A Primeira Presidência convida você a estudar e aplicar esses princípios de autossuficiência e ensiná-los a seus familiares.
A Primeira Presidência disse: “O Senhor declarou: ‘É meu propósito suprir a meus santos’ (D&C 104:15). Essa revelação é uma promessa do Senhor de que Ele proverá bênçãos materiais e abrirá a porta da autossuficiência, que é a capacidade de provermos nosso sustento e o de nossa família. (…)
Convidamos você a estudar diligentemente e a aplicar esses princípios e a ensiná-los a seus familiares. Ao fazê-lo, sua vida será abençoada. Você aprenderá como agir em seu caminho para uma maior autossuficiência. Será abençoado com mais esperança, paz e progresso.
Tenha a certeza de que você é um filho de nosso Pai Celestial. Ele o ama e jamais vai abandoná-lo. Ele o conhece e está pronto para conceder-lhe as bênçãos espirituais e materiais da autossuficiência”(carta da Primeira Presidência, em Meu Alicerce: Princípios, Habilidades, Hábitos[2014], 2).
Novos Recursos
Um novo livreto, Meu Alicerce: Princípios, Habilidades, Hábitos, pode ajudá-lo a aprender e a colocar em prática os princípios da fé, do estudo, do trabalho árduo e da confiança no Senhor.
Mais de 1.100 centros de autossuficiência de estaca nas áreas internacionais da Igreja podem ajudar os membros a aprender e a viver os princípios e hábitos da autossuficiência.
Um novo livreto, Meu Alicerce: Princípios, Habilidades, Hábitos, foi preparado para ajudar os membros da Igreja a aprender e a colocar em prática os princípios de fé, do estudo, do trabalho árduo e da confiança no Senhor. Aceitar e viver esses princípios vão torná-lo mais capaz de receber as bênçãos materiais prometidas pelo Senhor. Olivreto e os vídeos que o acompanham estão disponíveis online.
Em 2014, mais de 1.100centros de recursos de autossuficiência de estaca foram criados nas áreas internacionais da Igreja para ajudar os membros a aprender e a viver os princípios e hábitos da autossuficiência. Muitos desses centros compartilham as instalações dos centros locais de história da família. Os centros de autossuficiência ajudam os participantes a saber como iniciar e melhorar seu negócio próprio, como conseguir um emprego melhor ou uma educação melhor para se obter um emprego melhor. Mais de 5.000 membros já se voluntariaram como mentores de seus irmãos e irmãs a fim de ajudá-los a se tornarem autossuficientes. Para mais informações, versrs.LDS.org.

Comentários