.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

A Função Além de Uma Estatua! - Será que o Anjo Morôni é um Pára-raios?




''A estatua do Anjo Morôni do Templo de Bountiful Utah estava apenas cumprindo com sua tarefa. Isso mesmo!''

As estátuas do Anjo Morôni na maioria dos Templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são mais do que marcos simbólicos em nossa religião. Elas também são equipados como pára-raios, o que significa que elas são projetados para atrair raios e fornecer um caminho direto para o chão (aterramento), sem danificar os Edifícios Sagrados.




As primeiras estátuas do Anjo Morôni eram feitas de bronze, cobre ou de alumínio. A estátua de bronze no Templo de Washington DC, concluída em 1974, pesa mais de 1,8 toneladas.

As estátuas da figurada do Anjo Morôni, são fabricadas atualmente de fibra de vidro e pesa cerca de 100 quilos; de acordo com um artigo do New Era da Igreja (Revista da Igreja nos EUA). As estátuas são revestidas com tinta dourada. E impressiona o olhar de qualquer um;  sem duvidas é uma parte emblemática dos Templos Mórmons espalhados em todo o mundo. Além da perfeição dos detalhes escupidos, uma estatua como essa, também é um perfeito condutor de eletricidade.

Tyler Wilson, diretor de projetos especiais em Okland disse ao Deseret News, há sete anos, quando a estátua do Templo de Oquirrh  Mountain, teve de ser substituída devido a um forte raio; " Eles são um sistema de aterramento, pois se um raio atingir o topo dos Templos e se ão houver um ''pára-raios'', toda essa descarga pode danificar o sistema e os componentes elétricos do edifício e colocar a segurança das pessoas em perigo ".






Na maioria das vezes, uma estatua serve como um canal para as descargas elétricas através do sistema  de aterramento. Outras vezes, o raio atinge outras partes das estátuas. Mas o dano é relativamente pequeno e difícil de ser visto a partir do solo.

O primeiro Templo a receber uma estátua do Anjo Morôni foi o Templo de Salt Lake City, um símbolo internacionalmente reconhecido da Igreja, que foi dedicada em 1893.

Raios não é o único perigo para uma estatua do Anjo Morôni. Terremotos também prejudicou a estátua do Templo de Tóquio no Japão em 2010; e no Templo da Cidade de Cebu nas Filipinas em 2013, a estátua saiu de sua posição. No Chile durante o terremoto  em 2010 de 8,8 graus de magnitude, a estátua perdeu a sua trombeta.




 - Morôni foi um profeta que escreveu no Livro de Mórmon da Igreja Mórmon. Ele era filho de Mórmon, o profeta cujo nome foi dado ao Livro de Mórmon. A vida de Morôni cobre a última parte do século quatro e a primeira parte do século cinco.
Morôni foi o último dos Nefitas, um povo o qual a história é a base do Livro de Mórmon. Ele foi um comandante dos exércitos Nefitas sob a direção do seu pai, e guiou um grupo de 10.000 homens na guerra final entre Nefitas e seus inimigos, os Lamanitas. Os Nefitas foram destruídos e Morôni foi forçado a se esconder e viajar constantemente para evitar ser capturado e morto.
O pai de Morôni o havia incumbido do trabalho de completar os registros Nefitas. Morôni escreveu os capítulos oito e nove do Livro de Mórmon, o livro de Morôni, a página titulo, e também resumiu os registros dos Jareditas no que é conhecido hoje como o livro de Éter.
Morôni sabia que o registro que ele estava guardando ajudaria muitas pessoas no futuro a encontrar a verdade do evangelho. Após completar os registros, o que parece que aconteceu por volta de trinta e seis anos depois da batalha final entre os Nefitas e Lamanitas, Morôni os enterrou em uma caixa de pedra em um morro conhecido hoje como Monte Cumora.
Morôni também teve um papel vital na restauração do evangelho de Cristo. Ele apareceu a Joseph Smith como um mensageiro celestial, e o informou a respeito do Livro de Mórmon. Ele apareceu para Joseph Smith mais de vinte vezes em seis anos.
Morôni é retratado como uma estátua na ponta das torres da maioria dos templos Mórmons porque se acredita que ele seja o anjo do qual é falado em Apocalipse 14:6: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre terra, e a toda a nação, e tribo e língua, e povo”.

MAIS FOTOS: 







____________________________________


Elias Rozendo

Nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1990, na cidade de São João Del Rei- MG. Conheceu a Igreja em Manaus e foi batizado em 2005. Fez seminário e cursa o instituto. Serviu na Missão Brasil Santa Maria, onde recebeu a inspiração para escrever o seu primeiro livro ' A VERDADE SOBRE OS MÓRMONS''.
É apaixonado por comunicação. Estudante de Jornalismo.

3 comentários:

  1. Há poucos anos o templo de Campinas também teve sua estátua do anjo danificada por causa de descarga elétrica e foi trocada. A estátua original está passando atualmente por um esmerado processo de restauração e em breve retornará ao seu lugar de origem.

    ResponderExcluir
  2. Há poucos anos o templo de Campinas também teve sua estátua do anjo danificada por causa de descarga elétrica e foi trocada. A estátua original está passando atualmente por um esmerado processo de restauração e em breve retornará ao seu lugar de origem.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir