Ellen G. White, fundadora da Igreja Adventista do 7º Dia, foi Mórmon?


Existe muitas especulações espalhadas entre os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a respeito de Ellen G. White, fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde alguns afirmam que ela pertenceu ao mormonismo. O fato de envolver uma personalidade importante de um dos grupos religiosos mais influentes em nossa atualidade, resolvemos pesquisar sobre assunto. Será que de fato a sr. White pertenceu á Igreja SUD? E que ela teve chamados importantes durante os primeiros anos da Igreja? Quem foi ela, exatamente?



Segundo as informações da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen G. White foi uma pessoa de notáveis talentos, que viveu a maior parte de sua vida durante o século 19. Durante toda a sua vida ela escreveu mais de 5.000 artigos e 49 livros. Seus escritos abrangem uma ampla variedade de tópicos, incluindo religião, educação, saúde, relações sociais, evangelismo, profecias, trabalho de publicações, nutrição e administração. A Frase mais famosa entre nossos membros é que: "Ellen White foi membro da Igreja e Secretária do Profeta (Joseph Smith Jr.). Por não ter recebido o sacerdócio se afastou e fundou a Igreja Adventista do Sétimo Dia, por isso os ensinamentos que eles possuem são semelhantes aos nossos!".

 Vamos aos fatos históricos:

  •  Joseph Smith Jr. era filho de Joseph e Lucy Mack Smith e nasceu no dia 23 de Dezembro de 1805 em Sharon, Vermont, EUA. Na sua infância, como também em grande parte de sua Juventude, Joseph foi privado de uma educação formal, mas foi instruído em leitura, escrita e aritmética básica, sua mãe registrou que ele muitas vezes meditava e estudava profundamente.



  • Ellen Gould Harmon (nome de solteira) nasceu em 26 de novembro de 1827 na cidade de Gorham, no estado do Maine.

 Observem só, o Profeta Joseph Smith Jr. era 21 anos e 11 meses mais velho que Ellen G. White.


A Organização de Igreja A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

  O Senhor revelou a Joseph Smith que A Igreja de Jesus Cristo nesta dispensação deveria ser organizada no dia 6 de abril de 1830. (Ver D&C 20:1.) Amigos e fiéis foram avisados e cerca de 56 homens e mulheres reuniram-se na casa de troncos de Peter Whitmer Sênior em Fayette, Estado de Nova York. Seis homens foram escolhidos pelo Profeta para ajudar na organização “em conformidade com as leis do nosso país, pela vontade e mandamentos de Deus”. (D&C 20:1) Os eventos que transcorreram (em 6 de abril de 1830), no oeste do Estado de Nova York, mudaram a vida de milhões de pessoas. De um punhado de conversos numa pequena cabana de troncos, o evangelho espalhou-se pelo mundo.  Nessa época Ellen G. White tinha menos de 2 anos e meio.



Dez anos depois da organização da Igreja SUD

O Profeta chegou a Independence, Estado de Missouri, no dia 14 de julho de 1831. Depois de ver o local e buscar fervorosamente orientação divina, o Profeta disse: “[O Senhor] manifestou-Se a mim e mostrou-me, bem como a outras pessoas, o lugar exato em que devemos começar a reunir os santos e a edificar uma cidade santa, que se chamará Sião”. Essa revelação especificava que Missouri era o local em que o Senhor tencionava reunir os santos, e que “( . . . ) o lugar que [era então] chamado Independence [era] o lugar central; e um local para o templo se [achava] ao oeste, num lote não longe do fôro”. (D&C 57:3)  Em 1840 Joseph Smith com 34 anos já tinha feito muitas coisas e vivido em vários estados como Ohio, Missouri e Illinois.  

  • No mesmo ano, Ellen G. White e seus pais Robert e Eunice Harmon, e a irmã gêmea Elizabeth a mais novas de uma família com oito filhos, ainda viviam no Maine, localizado no nordeste dos Estados Unidos, No início da adolescência, Ellen e sua família aceitaram as interpretações bíblicas apresentadas pelo pregador batista Guilherme Miller; ela é batizada no mesmo ano sendo apenas uma adolescente de 12 anos. Juntamente com Miller e outras 50 mil pessoas, ela passou pelo que ficou conhecido como “Grande Desapontamento”, pois esperavam a volta de Jesus no dia 22 de outubro de 1844. 

O Martírio do Profeta Joseph Smith Jr.

Pouco depois das cinco da tarde de 27 de junho de 1844, aproximadamente 200 homens com caras pintadas invadiram a Cadeia de Carthage, atiraram e mataram Joseph e seu irmão Hyrum e feriram seriamente John Taylor. Apenas Willard Richards não foi ferido. Ao ouvirem gritos de “os mórmons estão vindo”, a turba fugiu, como o fez a maioria dos moradores de Carthage. Willard Richards cuidou do ferimento de John Taylor enquanto ambos choravam a morte de seus líderes. O corpo de Hyrum estava dentro da prisão, enquanto Joseph, que caíra de uma janela, jazia ao lado de um poço. 


  • Ellen G. White ainda era uma jovem de 16 anos e apenas. Em dezembro de 1844, Ellen alega ter tido sua primeira de um total de cerca de 2 mil visões e ''sonhos proféticos''. Em agosto de 1846, Ellen casou com Tiago White, um pastor de 25 anos de idade que partilhava da mesma convicção de que Ellen fora chamada para realizar a ''obra de um profeta''. Pouco tempo depois, Ellen e Tiago passaram a guardar o sábado como o dia de descanso, de acordo com o quarto mandamento. Igreja Adventista do Sétimo Dia foi fundada em 21 de maio de 1863, ou seja, 33 anos depois da primeira reunião de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.





Joseph Smith Jr. e Ellen G. White, NUNCA tiveram nenhum vínculo;  mas sem duvidas foram lideres americanos mais influentes no século XIX.  As duas religiões de fato tem muitas coisas em comum; em maio de 2014
 o Apóstolo L. Tom Perry e o Presidente dos Setenta Ronald Rasband se reuniram com líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia para discutir uma campanha publicitária conjunta. Detalhes da campanha não foram discutidas publicamente. A reunião ocorreu na sede Adventista em Maryland e incluiu a presença do Vice-Presidente da Igreja Adventista Lowell Cooper.  No Brasil o Élder Moroni Torgan, Setenta (na época), representando a Presidência da Área Brasil, acompanhado por Paulo Araújo, Gerente de Bem-Estar da Área e por representantes dos Assuntos Públicos visitaram na manhã do dia 23 de outubro de 2012, em Brasília, a liderança máxima da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Fonte:
Historia de Ellen G. White_http://www.adventistas.org/pt/espiritodep
A Nossa História Igreja Adventista do 7º Dia_O Nascimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia Pags. 07,08,09,
A Nossa História Igreja Adventista do 7º Dia_ O Papel de Ellen White na Igreja Adventista do Sétimo Dia, Pag 17
Livro - Nosso Legado (Resumo da História de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) O Estabelecimento dos Alicerces da Igreja Pag. 5, Capítulo 4: O Estabelecimento de Sião em Missouri  Pag.37,  O Martírio Pag. 62

Líderes discutem liberdade religiosa na capital federal _ www.noticias.adventistas.org


________________________________________
Elias Rozendo

Nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1990, na cidade de São João Del Rei- MG. Conheceu a Igreja em Manaus e foi batizado em 2005. Fez seminário e cursa o instituto. Serviu na Missão Brasil Santa Maria, onde recebeu a inspiração para escrever o seu primeiro livro ' A VERDADE SOBRE OS MÓRMONS''.

É apaixonado por comunicação. Estudante de Jornalismo.

Comentários

  1. Parabéns verdades comprovodas com estudos...assim que se faz.

    ResponderExcluir
  2. Não vi resposta para a pergunta principal: Se ela chegou a se filiar à Igreja SUD ou não! Com as semelhanças entre A Palavra de Sabedoria e o Código de Saúde Adventista, fica evidente que ele teve algum contato com o Mormonismo.

    ResponderExcluir
  3. Ellen White não foi a fundadora da Igreja adventista. No restante a matéria foi bem elucidativa... Parabéns..

    ResponderExcluir
  4. Ellen White não foi a fundadora da Igreja adventista. No restante a matéria foi bem elucidativa... Parabéns..

    ResponderExcluir
  5. Se estudarmos o livreo revelações em contexto, podemos ver que os mandamentos relacionados ao consumir certas substancias ou não eram uma prática comum entre os religiosos americanos no século 19, por isso não quer dizer que está ligado direto ao mormonismo o código de saúde adventista.

    ResponderExcluir
  6. Realmente acredito que Ellen White não precisava ter um contato com o Mormonismo para fazer o livreto de saúde,Deus é um Deus de revelações se ele revelou a Joseph a palavra de sabedoria poderia muito bem revelar a Ellen, já que a mesma também era uma pessoa com dons proféticos.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que tudo está ligado,uma coisa na outra,porque então surgiriam esses comentários,da profetiza e do Joseph Smith,acredito que não foi por acaso,não com certeza ouve formas reveladas que um dia poderá ser esclarecida por DEUS.TUDO É PROFECIA E TUDO É PROFETIZADO,TUDO ESTÁ NO CONTROLE DAS MÃOS DO PAI CELESTIAL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário